O transporte rodoviário é um mecanismo importante no Brasil, sendo que a economia interna do país é transportada, em grande parte, pelas cargas dos caminhões.
Primeiramente, o transporte rodoviário representa, aproximadamente, 6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é o meio de transporte que mais movimenta as mercadorias no Brasil.
O deslocamento das cargas por meio deste modal, representa mais de 60% da receita líquida de muitas empresas, especialmente para a agroindústria e para as indústrias alimentícias. Por isso existe um grande interesse em soluções logísticas e estudos mais aprofundados nesse setor.
Desde a década de 90, mas especialmente após 2010, o transporte rodoviário vem apresentando uma curva positiva e uma tendência de revitalização entre demanda e oferta, principalmente devido à crise internacional, que impactou diretamente no ramo.
Dessa forma há um processo de profissionalização e consolidação, aumentando o poder de barganha e a uma maior escala de negociação por parte dos transportadores.
Esse tipo de transporte é todo transporte realizado através de rodovias, estradas ou ruas, para transportar pessoas ou produtos, utilizando caminhões, ônibus ou automóveis.
Geralmente utilizado para transportar cargas em curtas e médias distâncias, onde é possível haver ligação de estradas de um destino a outro. É usado para transportar diversos produtos, finalizados ou não, produtos perecíveis, produtos com valor agregado mais alto, cargas vivas e muitos outros tipos de itens.
Atualmente, cerca de 12,3% das estradas são pavimentadas. A maior infraestrutura fica na região nordeste, seguido pelo Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, respectivamente.
Toda a malha de estradas brasileiras foi concebida para interligar os centros econômicos, de produção, de carga e descarga com os portos, estações e aeroportos, a fim de, completar o destino dos produtos.
Algumas vantagens relevantes que podemos citar referente ao transporte rodoviário são:
– Flexibilidade de tráfego;
– Diminuição com custo de embalagens;
– Adapta-se facilmente aos outros tipo de transporte;
– Há grandes quantidades de veículos no país, tornando relativamente simples de contratar e gerenciar;
– Maior eficácia e rapidez em entregas de curta distância;
– Facilidade na entrega, permitindo a entrega diretamente para o consumidor final, sem a necessidade de centros de distribuição;
– Menor movimentação da carga, reduzindo avarias e perdas;
– Atende um maior número de pessoas ou empresas, uma vez que o veículo pode ser fretado por mais de um cliente para uma única viagem;
– Integração de regiões distantes. Em alguns locais do país, principalmente em regiões do interior, o acesso é, exclusivamente, por via terrestre;
– Redução do tempo de entrega, principalmente para curtas distâncias, reduzindo o índice de atrasos e imprevistos;
– Custo de frete reduzido: apesar de o valor do frete sofrer alteração dependendo de fatores, como distância, preço do combustível e valor da carga, o transporte rodoviário ainda é um dos mais baratos do país;
– Burocracia reduzida;
– Atendimento ágil.
Especialmente no Brasil, o transporte rodoviário caracteriza o principal sistema logístico, facilitando o acesso às cidades, viabilizando a circulação das cargas com maior eficiência e rapidez. Possui flexibilidade de tráfego e redução do manuseio das cargas.
Ou seja, o transporte rodoviário é o responsável pela manutenção de todo um sistema, e está ligado diretamente ao perfeito funcionamento e sincronia das ações do cotidiano e da conservação de grandes empresas e negócios. E a Marshipping é referência quando o assunto é transporte rodoviário de carga. Contando com uma equipe altamente competente e infraestrutura de nível internacional, colocamos as suas necessidades e da sua empresa em primeiro lugar.